Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

BURLAS COM EMPRESA FALIDA

Uma empresa falida e destinada à prática de burlas, cujos valores ascendem a centenas de milhares de euros, foi descoberta pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Montijo, na sequência de um inquérito ordenado pelo Ministério Público da Moita. A pesquisa levou à detenção de dois indivíduos, um dos quais de 60 anos, e que tinha por alcunha o ‘Doutor’, além de viaturas, pneus e tintas, materiais que constituíam o objecto da burla.
12 de Junho de 2002 às 21:59
A operação foi realizada pelo NIC da GNR do Montijo
A operação foi realizada pelo NIC da GNR do Montijo
O caso, segundo as provas recolhidas, começou a desenrolar-se no ano passado. O ‘Doutor’ e um outro indivíduo, residente em Lisboa, no Bairro da Serafina, compraram uma empresa já falida, a Lubrimarques-Lubrificantes, LDA, nas Arroteias, Moita.


A situação financeira da empresa não impedia, no entanto, que fossem feitos movimentos através de instituições bancárias, tendo os indivíduos conseguido receber cadernetas de cheques, primeiro em escudos e depois em euros, sob a capa da Lubrimarques.


Aliás, a situação financeira da empresa e o seu próprio nome constituíram, de facto, o meio ideal para fazer as compras fraudulentas, assim como para constituir, inclusive, uma pequena frota de quatro viaturas ligeiras, em ALD, que servia para transportar os materiais comprados com cheques que não tinham provisão.


Centenas de pneus para camião e tintas foram assim comprados desta forma, tendo sido lesadas dezenas de empresas e mesmo hipermercados, sempre através de cheques sem provisão. A maioria dos lesados encontra-se na Região de Lisboa e Região Centro, mas há casos também em Braga.


O ‘Doutor’ foi o primeiro a ser detido, na Auto-Estrada n.º 1, quando se fazia transportar numa viatura de caixa aberta, juntamente com um empregado, onde se encontravam vários pneus de camião. Pouco depois, era detido o outro suspeito do Bairro da Serafina. O Tribunal da Moita determinou a prisão preventiva aos dois principais suspeitos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)