Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Burlona gasta tudo e acaba presa no WC

Mulher de 28 anos enganou 40 pessoas na aplicação MBWay.
Sérgio A. Vitorino 31 de Março de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Mulher de 28 anos enganou 40 pessoas na aplicação MBWay.
A mulher de 28 anos detida pela PJ de Setúbal por burlar através da aplicação bancária MBWay terá enganado mais que as 40 vítimas já apuradas, acreditam os investigadores. O número irá para a centena e aumenta os 50 mil € já contabilizados e que atiram os ganhos mensais da burlona para os 6 mil €/mês - dinheiro que esbanjou todo em droga, telemóveis e carros usados.

Segundo apurou o CM, a mulher, que se diz desempregada, cometeu as burlas entre fevereiro e novembro de 2018. Há duas semanas já havia sido detida pela PJ de Setúbal. Tentava entrar na cadeia daquela cidade com haxixe, cocaína e heroína destinada a um recluso. Acabou por ficar em liberdade.

Como já tinha estourado todo o dinheiro das burlas, a mulher vivia praticamente na rua. Dormia em locais aleatórios e foi apanhada pela PJ num centro comercial. Usava a casa de banho do espaço para fazer a higiene. Está desde sexta-feira em preventiva na cadeia de Odemira.

A burlona procurava pessoas que punham bens à venda na plataforma online OLX. Enviava uma mensagem dizendo-se interessada em comprar e sugerindo pagar por MBWay (aplicação a que é associado um cartão bancário, um número de telemóvel e código). Ignorantes do funcionamento, as vítimas seguiram as instrução da burlona, que os enganava dizendo para introduzirem o número de telemóvel e código. Ficava com acesso à conta da vítima, da qual fazia levantamentos e transferências.

"Adicionar um número de telemóvel de terceiros ao MBWay é a mesma coisa que publicar o código PIN do cartão multibanco num espaço público ou numa rede social na internet", avisam os bancos.
Odemira PJ Setúbal MBWay OLX PIN crime lei e justiça crime prisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)