Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Cabo Verde vai a votos

Os cidadãos cabo-verdianos recenseados em Portugal poderão votar nas eleições legislativas de Cabo Verde, no domingo, em 48 mesas de voto espalhadas pelo território português, divulgou a embaixada cabo-verdiana em comunicado.
2 de Fevereiro de 2011 às 12:48
309 mil em Cabo Verde vão domingo às urnas
309 mil em Cabo Verde vão domingo às urnas FOTO: Jorge Paula

As mesas de voto estão distribuídas pela região de Lisboa  e Vale do Tejo, pela região Norte e Sul do país, além da região autónoma  dos Açores.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, as mesas estarão localizadas em  Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Barreiro, Buraca, Carnaxide, Casal  de São Brás, Cova da Piedade, Damaia, Mina, Monte da Caparica, Odivelas,  Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Restelo, Rio de Mouro, Sacavém,  São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga, e Zambujal.
Os cidadãos que estejam recenseados na região Norte, poderão votar em  Aveiro, Braga, Caminha, Coimbra, Leiria e Porto.
Na região Sul, as mesas de voto estarão localizadas em Beja, Évora,  Faro, Portimão e Sines.
Nos Açores, as mesas ficarão localizadas em Angra do Heroísmo, na Ilha  Terceira; Madalena do Pico, na Ilha do Pico, e em Ponta Delgada, na Ilha  de São Miguel.
O total de eleitores cabo-verdianos recenseados para as eleições legislativas  e presidenciais de 2011 ascende a 309.617, menos 4,5% do que o  universo eleitoral de 2005, segundo o ministro da Administração Interna,  Lívio Lopes.
No exterior estão recenseados 37.645 eleitores, sendo que a comunidade  cabo-verdiana residente em Portugal representa a maioria dos recenseados  (12.614), seguida pela comunidade nos Estados Unidos (7.700), França (3.987),  Itália (2.337), Holanda (1.268) e Espanha (1.236).
O comunicado da embaixada de Cabo Verde refere ainda que, para votarem,  os cidadãos cabo-verdianos devem levar o passaporte ou o bilhete de identidade  cabo-verdianos, mesmo que se encontrem caducados, ou de título de residência  ou passaporte português válidos.
No domingo, as mesas de voto abrem às 8h00 e encerram às 18h00.
Para mais informações sobre os locais de votação, os interessados devem  dirigir-se à secção consular da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, aos consulados  honorários no Porto, em Portimão e em Coimbra, ou aos gabinetes de Apoio  Consular em Setúbal e em Sines.
Para saberem em qual a mesa de voto a que se devem dirigir e o respectivo  endereço, os eleitores cabo-verdianos podem consultar os sites da embaixada  de Cabo Verde (www.embcv.pt) e da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral  (www.dgape.cv).
A embaixada disponibiliza ainda uma linha telefónica para informações  sobre o acto eleitoral de domingo (800 208 658).

Cabo Verde Eleições Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)