Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Caçado fugitivo da ‘Ria Bondosa’

Cortou a pulseira electrónica e andava fugido das autoridades há cerca de oito meses, por suspeitas de envolvimento numa descarga de 1,5 toneladas de haxixe na ria Formosa. Ontem de madrugada, Tiago da Cruz Lemos, de 22 anos, foi capturado por elementos da Investigação Criminal da PSP de Olhão.
17 de Janeiro de 2009 às 00:30
O jovem, de 22 anos, foi encaminhado para a prisão depois de ter sido ouvido ontem no Tribunal de Faro. À saída, reagiu com gestos obscenos
O jovem, de 22 anos, foi encaminhado para a prisão depois de ter sido ouvido ontem no Tribunal de Faro. À saída, reagiu com gestos obscenos FOTO: Algarvephotopress

As autoridades tinham um mandado de captura para cumprir, por o jovem ter violado a medida de coacção de prisão domiciliária com vigilância electrónica. Por essa razão, segundo fonte judicial, "a medida de coacção foi imediatamente alterada e o arguido ficou sujeito à prisão preventiva", depois de ter sido ontem ouvido pela juíza de instrução criminal do Tribunal de Faro.

O jovem foragido, ao que o CM apurou, foi detido em Olhão numa zona próxima das Finanças, dentro de um VW Golf, viatura que já estava a ser vigiada há algum tempo pelas autoridades.

Segundo fonte policial, Tiago Lemos "terá estado fora de Olhão algum tempo e chegou a andar de táxi para fugir à atenção das autoridades". A mesma fonte referiu ao CM que "foi possível chegar ao carro que usava nos últimos tempos e avançar para a detenção".

O CM sabe que antes da captura executada pela PSP, já a Polícia Judiciária (PJ) – que esteve à frente da investigação sobre a descarga de haxixe na costa algarvia – tinha localizado o jovem e estaria igualmente a preparar-se para avançar com a detenção do foragido.

Os elementos da Investigação Criminal da PSP avançaram primeiro e, após a detenção, cumpriram uma busca domiciliária ao detido. Segundo fonte da PSP, foram apreendidos em casa 246 gramas de haxixe em placas, vários objectos em ouro, telemóveis e 473 euros em dinheiro.

Na próxima quarta-feira, Tiago Lemos já deverá comparecer no Tribunal de Faro para julgamento, onde está a ser julgado por tráfico de droga juntamente com mais dez arguidos, incluindo uma mulher.

PORMENORES

APREENSÃO EM MARÇO

A rede a que, alegadamente, o arguido agora capturado pertencia foi desmantelada no início de Março pela PJ através da ‘Operação Ria Bondosa’.

LANCHA E CARRINHA

Durante a operação foi apreendida tonelada e meia de haxixe (41 fardos), uma lancha rápida e uma carrinha de mercadorias.

NOVE DETIDOS

Em Março, foram detidas cinco pessoas. Em Abril, mais dois indivíduos detidos pela PJ e outros dois em Setembro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)