Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Caçadores furtivos atiram contra GNR

Dois caçadores furtivos foram detidos anteontem em Fafe pela GNR, depois de um deles ter disparado por três vezes em direcção aos soldados do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Guimarães, mas o Ministério Público nem sequer solicitou o primeiro interrogatório judicial.
17 de Outubro de 2006 às 00:00
Aos caçadores foi apreendido um furão, carnívoro voraz,
Aos caçadores foi apreendido um furão, carnívoro voraz, FOTO: Mário Fernandes
O caso começou no domingo, no Monte de São Gens, em Fafe, quando a equipa da GNR detectou dois caçadores a caçarem ilegalmente, com dois furões, animais que espantam os coelhos das tocas. Os caçadores, surpreendidos pela GNR, fugiram. Um deles disparou em direcção à patrulha, sem atingir nenhum dos militares.
Dado o alerta, soldados do posto da GNR de Fafe e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Guimarães detiveram um dos dois imediatamente, enquanto o segundo foi apanhado já em casa, em São Gens, Fafe.
Num barraco anexo à residência do autor dos três disparos, a GNR apreendeu duas caçadeiras semiautomáticas com canos sobrepostos de calibre 12 milímetros, uma das quais com uma mira telescópica de infra-vermelhos, adequada para caçar à noite. Foram ainda confiscadas munições e oito redes de armadilha de caça. Durante as buscas, a GNR apreendeu 12 coelhos bravos e dois furões que foram já entregues ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Os dois detidos têm 20 e 30 anos de idade. Um deles é solteiro e operário da construção civil e outro casado e agricultor, ambos residentes em São Gens, Fafe. Ficaram em liberdade e com termo de identidade e residência.
Os guardas estranharam que o procurador do Ministério Público não tenha pedido sequer o interrogatório dos suspeitos, tendo em conta que os disparos podem ser enquadrados numa tentativa de homicídio contra os dois agentes da autoridade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)