Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Caçadores já podem disparar a perdizes

O feriado do 5 de Outubro tem um significado especial para os caçadores. É neste dia que tradicionalmente tem início a época geral da caça, embora o calendário venatório arranque a 15 de Agosto. A partir de hoje e até ao final de Dezembro é possível caçar algumas das espécies mais apetecidas pelos adeptos como a perdiz, o coelho bravo, o faisão, a raposa e o saca-rabos e a lebre, mesmo nos terrenos não ordenados.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
Há cerca de cem mil portadores de licença de caça prontos
Há cerca de cem mil portadores de licença de caça prontos FOTO: Ricardo Graça

De acordo com a Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), são cerca de cem mil os portadores de licença prontos a disparar, embora segundo os mesmos representantes tenham ficado alguns processos pendentes.

"A burocracia na alteração da Direcção-Geral dos Recursos Florestais para a Autoridade Florestal Nacional fez com que muitos não conseguissem ver a licença renovada", disse ao CM Jacinto Amaro, presidente da Fencaça.

O mesmo processo terá, segundo a mesma fonte, deixado por publicar cerca de uma centena de Zonas de Caça. "Há caçadores que pagaram as suas cotas, renovaram as suas licenças, mas não podem usufruir desta jornada", acrescentou. "O motor está pronto a funcionar, mas falta ser oleado", referiu ainda Jacinto Amaro, a propósito da renovação no sector anunciada em 2007 pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, que confere medidas simplex para a renovação de licenças e publicação de zonas.

Os caçadores assumem que o mais importante será o convívio e as espécies mais apetecidas serem abatidas em clima de segurança, para que seja uma época "tranquila".

APONTAMENTOS

ACIDENTES

Desde o início da época venatória 2008/2009 (15 de Agosto) já se registaram dois acidentes mortais.

LICENÇAS

A alteração na lei fez com que se passasse de quatro (regional, nacional, caça grossa e aquáticas) para apenas duas licenças (nacional e regional).

MENOS CAÇADORES

Cerca de cem mil caçadores estão habilitados a caçar. No ano passado, a 5 de Outubro o número rondava os 170 mil.

ESPÉCIES

São 24 as espécies que podem ser caçadas e fazem parte do calendário venatório em Portugal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)