Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

CAÇADORES VÃO TER MAIS UM DIA

Os caçadores disporão, já na próxima época venatória, de mais um dia de caça, reivindicação antiga das associações do sector que vai ser satisfeita pelo Governo, segundo decisão anunciada ontem no XI Encontro Nacional.
12 de Maio de 2003 às 00:00
Assim, os caçadores do regime ordenado vão poder caçar três dias por semana, em vez dos actuais dois (domingos e quintas).
Na presença de mais de um milhar de caçadores, que participaram no encontro anual promovido pela Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), em Santarém, o Director-Geral de Florestas, António Sousa Macedo, leu uma mensagem do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Bianchi de Aguiar, que anunciou a satisfação de algumas reivindicações das organizações representativas do sector.
Jacinto Amaro, presidente da Fencaça, saudou a atribuição de mais um dia para a caça, sublinhando que o que os caçadores querem não é ter três dias por semana para caçar, mas sim liberdade para escolher em que dias o querem fazer.
Na mensagem enviada ao encontro, o secretário de Estado anuncia a passagem para as organizações representativas do sector de funções como a instrução dos processos das zonas de caça e a venda de licenças, a atribuição de "um papel mais importante" em matéria de formação e na atribuição de cartas de caçador e a “desburocratização de procedimentos”.
Indo ao encontro de uma reivindicação da Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), Bianchi de Aguiar anunciou que a "revisão aprofundada" do decreto-lei que regulamenta a Lei de Bases da Caça irá consagrar a diminuição da intervenção da Direcção-Geral de Turismo nas Zonas de Caça Turísticas. Bianchi de Aguiar anunciou ainda ter já assinado um despacho que viabiliza a criação de Zonas de Caça Associativas que acolham os caçadores que queiram abandonar o regime livre.
Além das reivindicações que o Governo parece disposto a satisfazer, Jacinto Amaro deixou outras, como a melhoria da fiscalização, com a alteração de funcionamento da Guarda Florestal e maior empenhamento na homologação da vacina que salve os coelhos bravos da extinção.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)