Cadeias vão testar presos à Covid-19 antes de os transferir
Casos de Covid-19 em reclusos que mudaram de prisão levam diretor-geral a pedir testes rápidos que podem suspender transferências.
Miguel Curado
15 de Fevereiro de 2021 às 08:00
A descoberta de vários casos de Covid-19 em reclusos vindos de prisões, nomeadamente de Lisboa para Leiria e Montijo, levou o diretor-geral dos Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, a decretar a obrigatoriedade de testes rápidos à doença antes das mudanças de presos.
Contactada pelo CM, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) não desmente a deteção de casos. “Articuladamente com a saúde pública, têm sido tomadas medidas atinentes à proteção de reclusos e trabalhadores”, refere fonte oficial. O CM sabe, no entanto, que depois de ter sido detetado um surto de Covid-19 na prisão lisboeta (ontem estavam confirmados 79 casos, com os reclusos encerrados num pavilhão, vigiados por guardas), foi ordenada a testagem nos estabelecimentos para onde foi ordenada a mudança de presos vindos da capital.
Em Leiria foram descobertos 4 casos, e entre os 25 detetados na prisão do Montijo há vários que antes estavam na prisão de Lisboa. Assim, na sexta-feira, o diretor-geral, Rómulo Mateus, ordenou a realização de testes rápidos a todos os reclusos em trânsito entre prisões. Em caso de contágio, a transferência é suspensa. O responsável máximo das prisões quer ainda a imposição de quarentena aos presos que sejam levados a hospitais civis. Por fim, Rómulo Mateus exige ainda atenção à ocultação de sintomas de Covid-19 por parte dos reclusos, pedindo a medição de temperatura em momento fixos do dia (abertura ou fecho de celas, ou ida para as refeições).
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo.
- Saiba como colocar e retirar máscara e luvas
- Aprenda a fazer a sua máscara em casa
- Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa.
- Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários