Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Cães ajudam bombeiros em buscas

Os Bombeiros Voluntários de Braga vão passar a dispor de uma unidade de salvamento e busca com cães. A nova estrutura resulta de uma parceria da corporação com a Associação Bracarense dos Amigos da Nortdog (ABAN).
5 de Março de 2005 às 00:00
Cães treinados vão colaborar com Bombeiros
Cães treinados vão colaborar com Bombeiros FOTO: d.r.
O socorro a pessoas desaparecidas, ora devido a perturbações mentais, desabamento de terras ou descuidos em passeios turísticos, assume-se como a grande missão da unidade, que foi apresentada no âmbito das Jornadas Internacionais de Unidades Caninas de Salvamento que decorrem até domingo, na Póvoa de Lanhoso.
O comandante dos Voluntários de Braga, António Machado, reconhece que a criação de unidades de busca e salvamento com cães não está ainda muito implementada nas corporações portuguesas, mas garante que o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil mostrou já interesse na institucionalização deste tipo de serviço às populações.
Para Fernando Vilaça, da ABAN, esta iniciativa permite aproveitar um conjunto de animais treinados e preparados ao nível dos cães da GNR, da PSP e organizações internacionais, e que de outra forma seriam inúteis.
Ver comentários