Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

CÃES E GATOS VÃO SER TODOS 'CHIPADOS'

Apartir de 2003 todos os animais de companhia, cães e gatos, vão ser obrigados a estar identificados através de um sistema electrónico, um “chip” implantado sob a pele.
4 de Outubro de 2002 às 23:19
Para isso o Governo está a preparar legislação, que será publicada ainda este ano, que prevê essa obrigatoriedade.

Em declarações ao CM, Frazão Gomes, secretário de Estado adjunto e das Pescas, afirmou que este sistema vai permitir a identificação do animal e do seu proprietário. “As questões sanitárias estão subjacentes a esta nova medida legislativa, porque vai permitir avaliar o estado do animal, saber se está vacinado ou não”, afirmou.

Questionado sobre se a “chipagem” do animal vai ser gratuita, visto que vai passar a ser obrigatória, o governante afirmou que “ainda não está nada decidido, mas por uma questão de justiça, não devem suportar esses custos aqueles que não têm cães e gatos”.
Frazão Gomes afirmou ainda que o sistema será auto-financiável, o que permite “cobrir os custos”.

A Direcção-Geral de Veterinária deverá ser a entidade responsável pela operacionalização deste sistema que, aliás, é uma “velha” reclamação das associações defensoras dos direitos dos animais. Esta medida vai permitir uma maior responsabilização para quem abandone um animal. Sem esquecer que vai ser possível entregar os cães e gatos que se perdem.
Ontem celebrou-se o Dia Mundial do Animal e a Liga Protectora dos Direitos do Animal promove uma acção de adopção de cães e gatos, bebés e jovens, que decorre hoje e amanhã na Praça Sony, Parque das Nações, das 10h00 às 18h30.
Ver comentários