Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Calor vem para ficar até Julho

As temperaturas vão subir já a partir de hoje em todo o País. O interior e litoral centro, o Alentejo e o Algarve são as regiões onde os termómetros vão ultrapassar os 30 graus.
19 de Junho de 2011 às 00:30
Autoridade de saúde pública desaconselha exposição ao sol
Autoridade de saúde pública desaconselha exposição ao sol FOTO: Duarte Roriz

Até ao final do mês, as previsões do Instituto de Meteorologia apontam para uma subida gradual e espera-se 39 graus em várias cidades a partir de dia 27. Ontem, o Algarve esteve sob aviso amarelo devido ao calor. A Administração Regional de Saúde do Algarve enviou um e-mail aos parques aquáticos da região a informar da situação, que pode acarretar riscos para a saúde pública.

A ARS-A relembrou as medidas de prevenção, ao abrigo de um plano regional de contingência para as temperaturas extremas, que está em vigor desde Maio.

Segundo o CM apurou junto de fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, é esperada para hoje uma subida das temperaturas na ordem dos dois a três graus para as mínimas e de três a quatro graus para as máximas.

O calor vai afectar sobretudo o interior raiano nas zonas centro e sul. Estão previstos picos de temperatura superiores a 35 graus no litoral do sotavento algarvio e até superiores no interior alentejano.

Todo o território português está sob índice ultravioleta muito alto (na serra da Estrela atinge o índice extremo), sendo aconselhável utilizar óculos de sol, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição de crianças ao sol.

JULHO CALOR PRAIA SAÚDE
Ver comentários