Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Câmara hiperbárica para hospital privado do Algarve

Falta de interesse de Centro Hospitalar levou associação de mergulho a encontrar solução.
7 de Março de 2014 às 14:27
Paulo Sousa, diretor clínico do Hospital Particular do Algarve, mostra local onde ficará a câmara
Paulo Sousa, diretor clínico do Hospital Particular do Algarve, mostra local onde ficará a câmara FOTO: Pedro Noel da Luz

Uma câmara hiperbárica destinada a tratar vítimas de acidentes descompressivos (mergulhadores), doentes diabéticos e com má circulação, entre outros, anunciada para o Hospital de Portimão, vai, afinal, ser instalada no Hospital Particular do Algarve (HPA), em Alvor. As obras para colocar o importante equipamento a funcionar já estão em curso.

A decisão surgiu depois de a atual administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) ter manifestado "claro desinteresse" pelo equipamento, apesar de já ter sido assinado um protocolo para o receber, revelou ao CM Luís Sá Couto, da associação Musubmar, que gere o projeto de turismo subaquático Ocean Revival, que ofereceu a câmara.

O equipamento, de 24 toneladas e que constitui um investimento total de um milhão de euros, será único no Sul do País (há um em Lisboa e outro no Porto). "Deverá ser instalado antes do verão", assegurou ao CM Paulo Sousa, diretor clínico do HPA.

Contactada pelo CM, a administração do CHA informou que "não tem comentários a fazer".

câmara hiperbárica Algarve hospital Alvor CHA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)