Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA DECIDIU RETIRAR TRÂNSITO DO CENTRO

O centro histórico de Beja vai voltar a estar cortado à circulação automóvel no “Dia Europeu sem Carros”, no próximo domingo, mas a sensibilização ambiental arrancou ontem, com a “Semana da Mobilidade Sustentável”.
17 de Setembro de 2002 às 22:15
Vítor Silva, vereador na Câmara Municipal, explicou que durante a “Semana da Mobilidade Sustentável”, vão ser postas à prova “algumas das soluções urbanísticas” que o Dia Europeu sem Carros também visa promover. O fim de estacionamento automóvel no centro e a criação de ciclovias na cidade são algumas das questões que dominarão as atenções.

Um dos quatro autocarros eléctricos adquiridos pela Câmara Municipal para reforçar as carreiras urbanas, ambientalmente “mais correctos”, irá circular na cidade, em fase experimental. “Os autocarros, no valor global de 800 mil euros e adquiridos com o apoio da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres, têm grandes qualidades não poluentes e deverão integrar as carreiras urbanas a partir do final do ano”, explicou Vítor Silva.

O dia, de hoje, é dedidado às actividades relacionadas com as bicicletas, realizando-se um “bici-paper” para os mais novos e sendo apresentado o projecto das ciclovias. As ruas António Sardinha, Lisboa, Zeca Afonso e 1º de Maio serão as primeiras a receber uma via para a circulação de bicicletas.

Os espaços pedonais e verdes estão em foco sexta-feira, dia em que o centro da cidade recebe actividades diversas como torneios de xadrez, basquetebol, 'ateliers' de pintura, desenho e barro.

No domingo, Dia Europeu sem Carros, a circulação automóvel é delimitada no centro histórico, no qual vão ser promovidas mais actividades de animação. Contudo, o corte do tráfego automóvel para a zona histórica vai ser feito, este ano, com alguma inovação, pois, apesar de serem colocadas barreiras, estas não vão impedir a passagem física dos automóveis. “As barreiras vão ser complementadas com apelos por parte da autarquia. Queremos testar até que ponto chega a sensibilização das pessoas”, realçou o vereador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)