Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Camião desgovernado atropela e mata idosa

Vítima, de 74 anos, estava com duas vizinhas a comprar pão.
Aureliana Gomes, Secundino Cunha e Fátima Vilaça 25 de Agosto de 2016 às 08:27
Pesado destravado abalroou carrinha do pão e três pessoas
Pesado destravado abalroou carrinha do pão e três pessoas FOTO: CMTV
Ermelinda Barbosa, de 74 anos, morreu atropelada, ontem de manhã, em Avidos, Vila Nova de Famalicão, quando comprava pão. Após ouvir a buzina do padeiro, a idosa atravessou a rua e juntou-se a duas vizinhas para comprar o pão para o almoço, como fazia todos os dias. No cimo da rua, junto à igreja, um camião-grua começava a colocar as iluminações das festas de Santo Ovídio.

Sem nada o fazer prever, o pesado, que tinha a cabina assente em duas sapatas hidráulicas, começou a deslizar pela rua e, desgovernado, abalroou a carrinha do padeiro e três pessoas, que sofreram ferimentos graves. Ermelinda Barbosa não resistiu e morreu no hospital de Braga. O operário que manobrava a grua atirou-se, ficando também ferido.

"Estava aqui a falar com o homem da grua e, de repente, o camião foi desgovernado por aí abaixo. As sapatas cederam, não sei porquê. Ainda gritámos, mas de nada valeu", disse Carlos Pinheiro, testemunha e cunhado da vítima mortal. Falha mecânica ou a chuva da manhã estarão na origem da tragédia.

O pânico instalou-se, com o camião desgovernado, que ainda atravessou a EN204-5, não apanhando qualquer carro. "Andei no Ultramar e vi muitos feridos graves. Hoje, voltei ao passado", frisou Carlos Pinheiro. "Posso durar muitos anos, mas nunca me vou esquecer disto", referiu Cristina Marques, sobrinha da vítima mortal. A Comissão vai reunir e decidir se mantém as festas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)