Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

CAMPANHA CONTRA DROGA

A Associação RETO à Esperança, instituição de apoio a toxicodependentes, lançou sábado à tarde, a partir das 18h30, uma acção de sensibilização no largo do Martim Moniz, em Lisboa.
23 de Agosto de 2004 às 00:00
RETO alerta contra drogas
RETO alerta contra drogas
Destinada aos inúmeros toxicodependentes que frequentam aquela zona da cidade, nomeadamente o Largo do Intendente de Pina Manique, a campanha de sensibilização incluiu peças de teatro sobre a problemática das drogas e respectivo consumo; canções, interpretadas por utentes da instituição e testemunho de pessoas, algumas das quais vindas de Espanha, que passaram pelo consumo e ultrapassaram a toxicodependência.
Nascida em Santander, Espanha, a RETO (rumo) à Esperança está desde há cinco anos instalada em Portugal, com três comunidades terapêuticas masculinas (Loures, Malveira e Porto) e uma feminina (Porto), num universo que ronda os 300 utentes.
De inspiração "cristã", conforme explicou ao CM um dos organizadores da campanha, António José Ferreira, a RETO funciona sem médicos, sendo o apoio prestado "por ex-toxicodependentes". Sem convenções com o Estado, a admissão na RETO é gratuita. O financiamento da associação é assegurado por acções de recolha de verbas e pela ocasional prestação de serviços (como mudanças).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)