Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Cancro: Premiada técnica inovadora de divisão celular

O Prémio Crioestimanal em Investigação Biomédica deste ano vai distinguir quinta-feira o investigador português, Hélder Maiato, que trabalha no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), do Porto, pelo seu contributo para o combate ao cancro, a partir de técnicas inovadoras de microcirurgia laser aplicadas ao estudo da divisão celular. O primeiro laboratório europeu está instalado há um mês no Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC). Até agora só existia um protótipo nos EUA, mas ainda indisponível no circuito comercial.
20 de Novembro de 2006 às 21:22
A microcirurgia laser consiste num sistema de grande precisão que permite destruir componentes de células, visando identificar as moléculas que contribuem para a formação e função do aparelho mitótico, responsável pelo movimento dos cromossomas, e investigar as respectivas implicações para a aneuploidia (paralisia) e o cancro.
Várias entidades, como as fundações Luso-Americana e Gulbenkian, contribuíram já para que numa primeira fase fosse possível a aquisição dos vários componentes e a transferência de tecnologia do sistema base de microcirurgia laser entre o IBMC e o laboratório norte-americano pioneiro na área.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)