Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

CANONIZAÇÃO DOS PASTORINHOS AVANÇA

O processo de canonização dos pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta Marto começa às 15 horas de amanhã, dia 13 de Outubro, revelou esta terça-feira o bispo de Leiria, D. Serafim Ferreira e Silva.
12 de Outubro de 2004 às 21:04
De acordo com o bispo de Leiria, o processo de canonização começa com a nomeação dos três elementos que vão compor o tribunal diocesano canónico que vai analisar um eventual milagre, cuja comprovação é necessária para que a canonização seja decisiva.
A 13 de Maio de 2000, dia em que Francisco e Jacinta Marto foram beatificados, um bebé português terá sido curado de diabetes de Tipo 1 (insulina-dependente) através das orações da mãe.
Relatórios médicos foram analisados por peritos do Vaticano, que confirmaram o milagre, mas terão de ser analisados por outros sete peritos, nomeados pelo Conselho Pontifício para a Causa dos Santos, presidido pelo cardeal saraiva Martins.
O processo será analisado no seu conjunto pelo tribunal diocesano presidido pelo juiz Alfredo Melo, que deverá concluir a primeira fase até 15 de Novembro, enviando depois a documentação para a Santa Sé, Vaticano.
Habitualmente, entre a chegada dos processos ao Vaticano e a cerimónia de canonização costuma decorrer um ano, mas este Papa é um ferveroso 'mariano' e poderá acelerar o processo, por forma a que a canonização seja feita a 13 de Maio de 2005. Poderá ser uma cerimónia a realizar no Santuário de Fátima e isso significaria que o Papa João Paulo II viria, mais uma vez, a Portugal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)