Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

CAPTURADO VIOLADOR DE MENINA

A Polícia Judiciária anunciou ontem a detenção, ocorrida no domingo, do rapaz de 23 anos acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de 8 anos em Samora Correia, concelho de Benavente, caso que o CM noticiou na passada sexta-feira.
28 de Agosto de 2003 às 01:23
Tal como se havia escrito, o detido é amigo íntimo da família da menina. O jovem - vizinho da família - ficava mesmo a tomar conta da criança (e restantes irmãos) quando os pais desta se ausentavam da residência.
Segundo a PJ, o indivíduo, ajudante de mecânico, terá, nos últimos meses, abusado sexualmente da menina pelo menos duas vezes.
A queixa, no entanto, só foi apresentada pelo pai da criança no posto da GNR de Samora Correia no dia 17 deste mês, após a vítima ter revelado os abusos no dia anterior.
A violação – confirmada por exames realizados no Hospital de Vila Franca de Xira no próprio dia da queixa – terá ocorrido precisamente em casa da vítima, onde o detido pernoitava e comia com frequência, dada a sua intimidade com os pais.
O pai da menina, bem como outros testemunhos e indícios recolhidos pela GNR, apontavam precisamente para o vizinho como autor da violação. O jovem, na altura, foi identificado mas não detido, por falta de flagrante. A GNR, no entanto, manteve-se atenta às suas movimentações. Domingo foi detido pela PJ e presente a tribunal, que determinou a sua prisão preventiva.
ABUSO DE MENORES
61 DETIDOS SÓ ESTE ANO
A Polícia Judiciária já realizou este ano, até 31 de Julho, 738 inquéritos por abuso de crianças, e deteve até ontem 61 suspeitos, um dos quais uma mulher, da prática de abuso sexual de menores, informou ontem aquele órgão de polícia criminal.
Do total dos suspeitos detidos, pelo menos 37 são familiares ou próximos das vítimas, nove são os pais, sete padrastos, treze são tios ou avós e oito são vizinhos, tutores ou amigos da família.
Vinte e sete dos 61 detidos ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva e sete sujeitos a outras medidas de coacção, nomeadamente apresentações periódicas no posto policial da área da residência, termo de identidade e residência, proibição de ausência do concelho de residência e de contactos com a vítima.
Em 2002, deram entrada na PJ 566 inquéritos relativos ao mesmo crime, de que resultaram 53 pessoas detidas preventivamente. Em 2001 entraram 314 inquéritos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)