Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Cardeal Patriarca quer mais exorcismos

O Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, pede aos padres que ajudem quem procura "expulsar os demónios", referindo que "tem vindo a aumentar o número de pessoas que, atormentadas pelos poderes do mal, procuram auxílio na Igreja".
4 de Fevereiro de 2012 às 01:00
D. José Policarpo diz que os padres devem atender quem os procura para expulsar os demónios
D. José Policarpo diz que os padres devem atender quem os procura para expulsar os demónios FOTO: João Miguel Rodrigues

Nas normas pastorais sobre bênçãos, funerais e exorcismos, D. José afirma que "ignorar ou desprezar quem procura um exorcismo é uma falta de respeito pela pessoa que sofre". E apela aos sacerdotes para que "estejam suficientemente preparados sobre o modo de acolher e ajudar essas pessoas".

"O exorcismo tem por finalidade expulsar os demónios ou libertar da influência diabólica, pelo que cabe ao sacerdote distinguir correctamente os casos de ataque do diabo".

No documento agora publicado, o cardeal sublinha que "todos os meios de comunicação social estão excluídos das celebrações de exorcismo" e pede aos intervenientes que "observem grande discrição".

Quanto aos funerais, D. Policarpo recorda que, nas missas de corpo presente "não devem cobrir-se os féretros com bandeiras de partidos políticos, sejam eles quais forem". Nos casos de cremação, sublinha que "não devem lançar-se as cinzas do corpo à terra".

Igreja D. Policarpo exorcismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)