Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Carga de tabaco ia para Inglaterra

A Brigada Fiscal (BF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Olhão apreendeu ontem de manhã, no armazém de um transportador de Albufeira, sete caixas, contendo 337 volumes de tabaco, com 3370 maços e 67 400 cigarros, no valor comercial de 10 769 euros.
13 de Março de 2007 às 00:00
O tabaco apreendido tem valor comercial de 10 769 euros
O tabaco apreendido tem valor comercial de 10 769 euros FOTO: Sandra Santos
Um cidadão inglês, supostamente, dono da mercadoria, a qual tencionava exportar para Inglaterra, onde renderia o triplo do seu valor, logrou escapar às autoridades, estando identificado, mas ainda não foi localizado.
A entrada repentina de uma dezena de elementos da BF da GNR de Olhão quebrou a rotina diária do armazém.
“A Brigada Fiscal estava a efectuar uma acção de rotina e a experiência dos militares permitiu-lhes detectar a existência de caixas suspeitas que poderiam conter tabaco de contrabando”, explicou ao CM, o tenente-coronel Cóias de Oliveira, comandante do Grupo Fiscal de Évora da GNR.
VÁRIAS MARCAS
Passada uma inspecção ao material armazenado, não foi difícil os militares da BF descobrirem o seu conteúdo ilícito.
“Continham 163 volumes de Lambert, 74 de Benson Hedges, 75 Super King e 25 King Blue, no valor total de 10 769 euros”, explicou aquele oficial, que pensa ter sido evitado um prejuízo ao Estado, de cerca de 8000 euros de impostos não cobrados.
Cóias de Oliveira explica a apetência por este tipo de contrabando com o facto de “cada maço destas marcas de cigarros custar, no Reino Unido, cerca de três vezes mais”.
Esta é a primeira apreensão, em 2007, de tabaco na região, depois de, no início do ano, a Brigada Fiscal ter actuado em estabelecimentos comerciais apreendendo maços de tabaco que continham produtos considerados nocivos para a saúde pública.
As autoridades continuam as investigações para deter o indivíduo, proprietário da mercadoria, mas também para descobrir a forma de entrada do tabaco no País.
Ver comentários