Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Carjacking vitima um soldado da GNR

A vaga de roubos de automóveis com violência sobre as vítimas (carjacking) não pára. Desta vez, a vítima foi um soldado da GNR, espoliado de um Audi A3 TDI, quando se preparava para entrar no bar Drink Fire, em Valadares, concelho de Vila Nova de Gaia.
18 de Junho de 2007 às 00:00
Soldado da GNR assaltado nas imediações do Drink Fire, na Avenida Príncipe Perfeito, em Valadares
Soldado da GNR assaltado nas imediações do Drink Fire, na Avenida Príncipe Perfeito, em Valadares FOTO: Cynthia Valente
O assalto foi cometido quando passavam dez minutos da meia-noite, a poucos metros da Praia de Valadares. Como era noite de sábado para domingo, havia muita gente no bar dançante, mas cá fora apenas se encontrava o militar da GNR.
O soldado, Francisco Aguiar, com 35 anos de idade, natural do Marco de Canavezes, tinha estacionado na Avenida Príncipe Perfeito, quando foi surpreendido por dois homens. Inicialmente pensou que se tratava de “uma brincadeira”, pois segundo contou no Posto da GNR de Valadares, os dois ladrões, que lhe pediram as chaves do carro, encontravam-se ambos de cara descoberta. De acordo com a versão da vítima, face a uma pistola, que sentiu nas costas, passou-lhes a chave.
Os larápios partiram em grande velocidade e o militar deslocou-se, a pé, ao Posto da GNR de Valadares, onde apresentou uma queixa contra incertos.
Segundo fonte da GNR, trata-se de um caso típico de carjacinkg e o objectivo principal será usar aquele automóvel para fazer assaltos, dado que se trata de um carro rápido. Aliás, este é o tipo de carros usados em assaltos à mão armada, como se tem constatado.
Ao fim do dia de ontem, o carro ainda não tinha sido encontrado. O automóvel, fabricado em 1998 e importado já em 2004, valerá pelo menos 12.500 euros, segundo disse a mesma fonte, acrescentando que o militar da GNR nem teve tempo para reagir ao assalto.
O caso passou para a alçada da PJ do Porto e encontra-se na Secção Regional de Combate ao Banditismo (SRCB), que está a investigar a vaga de assaltos por carjacking e ainda a semana passada desmantelou dois grupos criminosos, um dedicado aos assaltos a carrinhas de transporte de valores e outro a carros roubados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)