Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Cartas de condução perdem validade

O Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) alertou esta terça-feira que as cartas de condução que forem renovadas com mais de seis meses de antecedência, relativamente à data obrigatória, perdem a validade.
12 de Agosto de 2008 às 12:58
Carta de condução
Carta de condução FOTO: Direitos Reservados

Num aviso disponível na sua página na internet, a autoridade dos transportes terrestres refere que, desde o início do ano, os condutores que completem 50 ou 60 anos têm de renovar a carta independentemente da data de validade do documento. No entanto, assinala, o título pode perder a validade se for “revalidado com mais de seis meses de antecedência relativamente à sua data de aniversário”.

Fonte oficial do gabinete de informação do IMTT  justifica o alerta mencionando que há casos de pessoas com 'excesso de zelo' que se dirigem aos serviços para proceder à renovação da carta de condução com mais de seis meses de antecedência, facto que faz perder a validade do título.

Os limites de idade para renovação das cartas de condução foram alterados em 2005. No caso dos condutores de veículos ligeiros e motociclos foram estabelecidos dois novos escalões etários: 50 e 60 anos. Os novos prazos para renovação das cartas visam exercer um controlo mais rigoroso das aptidões física e psíquica dos condutores.

Ver comentários