Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Casa para pessoas com doenças raras

A Associação Nacional de Deficiências Mentais Raras, Raríssimas, apresentou ontem na empresa Delta Cafés, de Rui Nabeiro, em Campo Maior, o projecto da Casa dos Marcos, o primeiro espaço em todo o Mundo criado para acolher portadores de doenças mentais e raras.
26 de Novembro de 2006 às 00:00
Rui Nabeiro apresentou
Rui Nabeiro apresentou FOTO: Manuel Costelas
O projecto, que será edificado até 2009 num terreno na Moita cedido pela autarquia local, está avaliado em 3,5 milhões de euros e conta com os apoios de diversas empresas nacionais.
Segundo os responsáveis, a Casa dos Marcos criará cerca de 80 postos de trabalho e terá capacidade para 14 doentes em regime permanente e 60 em regime não permanente. Incluirá salas de convívio, quartos, ginásio, salas de massagens, espaços lúdicos, jardim com percurso pedestre e horta.
“Quem me dera que a casa abrisse já amanhã”, disse Sandra Madeira, mãe de uma menina de 12 anos portadora do síndroma de Rett, doença neurológica que se agrava ao longo da vida. Em Portugal existem sete mil pessoas diagnosticadas com doenças raras de 300 tipos diferentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)