Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

CASA PIA: AUDIÊNCIA COM SAMPAIO

Pedro Namora e Adelino Granja vão pedir uma audiência a Jorge Sampaio. “Vamos formalizar o pedido no início de Fevereiro. A nossa intenção é apresentarmos ao Presidente da República as conclusões de tudo quanto temos feito até agora, no tocante ao caso de pedofilia que envolve crianças da Casa Pia”, disse Adelino Granja ao CM.
25 de Janeiro de 2003 às 00:00
Segundo o ex-casapiano, as reuniões com os partidos representados na Assembleia da República – ontem foram recebidos pelo PP – correram “muito bem”. “Todos concordaram que no passado houve erros crassos em termos políticos, na questão da tutela da Casa Pia. Na escala de 1 a 20, os secretários de Estado deviam levar nota negativa, havendo mesmo alguns, como o actual Ministro da Saúde [Luís Filipe Pereira], que devia ter um zero.”

“No entanto – acrescentou – destaco o facto de os partidos políticos quererem que as investigações em curso na Casa Pia vão até ao fim, doa a quem doer. Outro ponto importante tem a ver com a intenção que nos manifestaram de alterar a legislação sobre o abuso sexual de menores e da criação de um órgão fiscalizador da Provedoria e da tutela governativa.”

Confrontado com o facto de o Bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, em entrevista ao jornal “Independente”, o ter instado a revelar o nome do ministro do actual Governo que alegadamente estaria envolvido em casos de pedofilia, Granja assegurou que nunca fez essa afirmação. “Houve dois jornais que me atribuem coisas que não disse. Posso dizer, aliás, que já manifestei a minha indignação aos directores dessas publicações. Em relação a essa situação, a única coisa que posso dizer é que uma das pessoas que já foi ouvida no DIAP me declarou que tinha referenciado o nome de um ministro que faz parte do Governo.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)