Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Casal salva família

Ouvi os gritos de socorro e desatei a correr.” Américo Almeida nem pensou duas vezes quando ontem, às 12h45, entrou na cozinha da vizinha e a salvou das chamas.
28 de Dezembro de 2007 às 00:00
A sua mulher seguiu o gesto heróico e resgatou uma criança de seis anos, filha da vítima, que se tinha refugiado numa outra parte da pequena casa, situada junto à linha férrea, em Cucujães, Oliveira de Azeméis.
Após uma explosão originada por uma fuga de gás, a mulher de 29 anos tentou, teimosamente, apagar o fogo que se alastrava aos móveis e electrodomésticos. Ficou com queimaduras de terceiro grau na face, cabeça e nos braços.
“Quando cheguei havia chamas e muito fumo, mas ainda assim entrei porque ouvia a senhora a gritar, ao mesmo tempo que tentava apagar o fogo”, conta o homem que recusa ser tratado como herói.
Américo Almeida agarrou na vítima e levou-a para fora da casa, mas a sua esposa, ao aperceber-se que no interior ainda se encontrava uma criança, entrou e salvou a menina assustada. “A senhora também estava em pânico e só pedia para apagar o fogo”, recordou Américo Almeida.
Pouco depois chegavam o marido da vítima e os Bombeiros de Oliveira de Azeméis. Estes, rapidamente dominaram o fogo. “Se a botija tivesse explodido seria uma tragédia, porque cá fora havia outras bilhas de gás”, opinavam os vizinhos.
Segundo relatos na vizinhança, a vítima estaria a fritar um bife, quando se deu a explosão, supostamente provocada por uma fuga na mangueira ligada à botija. “Foi uma instalação provisória que fiz na quinta-feira, porque o gás, devido ao frio, não tinha força para fazer arrancar o esquentador”, explicou José Martins, marido da vítima, que seria transportada para o Hospital de S. Sebastião. “No fundo, tivemos muita sorte”, confessa.
Foi já a segunda vez que Américo Almeida, jardineiro, agiu em socorro de alguém, se bem que com finais diferentes: “Há seis anos, uma mulher ficou debaixo de um tractor, mas já não consegui evitar a sua morte.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)