Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Casas demolidas

As demolições de casas na Ilha da Fuseta arrancaram ontem e estarão concluídas até ao final de Junho, de forma a não prejudicar a época alta do turismo. A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, deslocou--se ao local para assistir ao início dos trabalhos, não se tendo registado protestos.
29 de Abril de 2010 às 00:30
Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, assistiu às primeiras demolições
Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, assistiu às primeiras demolições FOTO: Luís Forra/Lusa

A governante assegurou que tudo está a ser feito para que o processo de demolições na Ria Formosa decorra "em espírito de diálogo" e com "consenso", embora tenha considerado natural que possa acontecer "um ou outro caso de contestação".

De acordo com Dulce Pássaro, as intervenções programadas para a Ria Formosa, no âmbito do programa Polis, "visam, acima de tudo, contribuir para a promoção da qualidade de vida na região", frisando que "não há outra alternativa" às demolições.

A Ilha da Fuseta foi o local escolhido para o início do processo, depois de mais de metade das cerca de oito dezenas de casas aí existentes terem sido destruídas pelas tempestades de Inverno. Nesta primeira fase, o investimento é de 441 mil euros.

Depois de concluídos os trabalhos de demolição e de limpeza do areal e do leito da Ria, a Sociedade Polis avançará com a requalificação, mas tal só acontecerá após a época balnear. A ministra do Ambiente revelou que a barra da ilha deverá ser posicionada acima da zona onde se encontra actualmente. Será construído um novo cais e serão instalados passadiços.

Dulce Pássaro deslocou-se também a Cabanas de Tavira, para se inteirar das obras em curso no passeio marítimo, que estarão concluídas em Junho. A construção de um passadiço suspenso sobre as águas da Ria Formosa é a principal novidade. O investimento ronda os três milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)