Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Casas modernas poupam energia

Erica Sousa está a preparar a mudança para a casa nova e não esconde o entusiasmo por morar no Empreendimento Cooperativo Ponte da Pedra, em Matosinhos, o primeiro no país que cumpre as normas europeias sobre habitação sustentável.
19 de Março de 2007 às 00:00
Os residentes da cooperativa estão encantados
Os residentes da cooperativa estão encantados FOTO: João Abreu Miranda, Lusa
“Eu nem sequer era sócia da cooperativa, mas acabei por comprar uma casa neste empreendimento devido à utilização de equipamentos que permitem poupar energia”, afirma Erica Sousa, enquanto olha o filho que brinca no parque infantil do complexo habitacional.
A moradora, que espera festejar na casa nova o seu aniversário, quinta-feira, admitiu que um dos argumentos que mais a convenceu foi a “possibilidade de poupar até 80 por cento no consumo de gás e electricidade no aquecimento de água”.
“Ainda não falei com nenhum vizinho para saber quanto está a poupar, mas tenho grandes expectativas”, salienta.
As expectativas de Erica Sousa são integralmente confirmadas por Sandra Pereira, que vive neste moderno empreendimento desde Novembro de 2006, tendo sido um dos primeiros inquilinos a instalar-se. “A casa está a corresponder a tudo o que esperava. O consumo de electricidade é substancialmente inferior ao que pagava na anterior residência”, revela, acrescentando que decidiu não ligar o gás canalizado porque os painéis solares asseguram integralmente o aquecimento da água, tornando o esquentador desnecessário.
“Uma das coisas mais fantásticas é a rede de ventilação, basta abrir um bocadinho mais as grelhas e sai todo o fumo e cheiros, salientou Sandra Pereira.
CONSTRUÇÃO
1ª FASE
O empreendimento foi erguido nos terrenos de uma antiga fábrica de curtumes, e a primeira fase foi concluída em Julho de 2003
2ª FASE
O programa de sustentabilidade energética abrange apenas a segunda fase, que ficou pronta em Novembro de 2006
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)