Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Cascais: Mau tempo impede pescadores de ir ao mar (COM VÍDEO)

O mau tempo tem impedido os pescadores de Cascais de ir ao mar, o que prejudica seriamente a situação económia da comunidade piscatória da vila, avançou esta quarta-feira a Associação de Armadores e Pescadores.
6 de Janeiro de 2010 às 18:53
Em Cascais, há um mês que não há pesca
Em Cascais, há um mês que não há pesca FOTO: Pedro Catarino

'Estamos a atravessar um Inverno mais rigoroso e se o mau tempo durar a situação das famílias irá agravar-se porque têm contas para pagar e têm de comer pôr comida na mesa', afirmou António Ramos, presidente da Associação, citado pela agência Lusa.

Hoje António ousou aventurar-se no mar, desafiando as adversas condições climatéricas, porém a maior parte dos seus associados não partilha da sua coragem.

Existem cerca de 200 pescadores que se recusam a entrar numa embarcação se houver risco de tormenta. 'Alguns já têm entrado no mar desde domingo e chegam a deixar lá o material mas a maioria dos pescadores só vão entrar quando tiverem acerteza de que não correm riscos', acrescentou.

António Filipe, um pescador de 60 anos, compara a tempestade dos últimos dias com 'os vendavais de antigamente, em que se ficava meses sem ir ao mar'. 'Há mais de um mês que não saímos para trbalhar e quem paga é a barriga: se não se ganha, não se come e em vez de comermos um bife, temos que só de comer uma sopa', referiu.

Se o clima não mudar, os pescadores verão as suas possibilidades de subsistência diminuir consideravelmente.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)