Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Castanhas grátis

O maior assador de castanhas do Mundo vai viajar de Vinhais até Lisboa para amanhã oferecer um megamagusto de São Martinho, com castanha transmontana grátis no Terreiro do Paço. O mega-assador com capacidade para assar uma tonelada de castanhas, suficientes para alimentar mais de sete mil pessoas, foi reconhecido a 1 de Novembro como o maior do Mundo com entrada no Livro de Recordes do Guinness.
10 de Novembro de 2007 às 00:00
Amanhã o São Martinho será celebrado com castanhas assadas num mega-assador que vem de Vinhais
Amanhã o São Martinho será celebrado com castanhas assadas num mega-assador que vem de Vinhais FOTO: d.r.
A Câmara de Vinhais irá distribuir em Lisboa várias toneladas de castanha da zona transmontana, onde se concentra um terço da produção nacional. A iniciativa visa instalar no Terreiro do Paço uma feira de produtos de excelência. A oferta de castanhas é acompanhada por animação de um grupo de gaiteiros e de carretos (mascarados) típicos de Trás-os-Montes.
Também em Marvão e Valpaços o fim-de-semana é da Festa da Castanha. Mais de 35 mil visitantes são esperados em Marvão onde serão oferecidos pela autarquia cinco toneladas de castanha e dois mil litros de vinho. A 24.ª edição do evento conta com quatro magustos localizados em pontos estratégicos da vila. Embora a produção este ano tenha sofrido uma quebra significativa por a ausência de chuva não permitir que os ouriços abram e a castanha caia, “os produtores da região vão marcar presença em peso na feira”, assegurou fonte local.
No concelho de Valpaços ocorre este fim-de-semana a 11.ª Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro. A iniciativa conta com um bolo de castanha gigante, confeccionado em Argemil, que será deslocado para a feira num tractor, para ser distribuído por 25 mil visitantes.
Produzido a partir de farinha da castanha, o bolo terá dois metros e cinquenta de largura por dois metros e oitenta de comprimento e com uma espessura de 12 centímetros. Terá mil ovos, 35 quilos de açúcar, muitos outros quilos de farinha de castanha, dois quilos de fermento e pesará um total de 600 quilos. Em Montenegro houve igualmente uma quebra de produção este ano, com a consequente valorização do produto, que chegou a atingir três euros ao quilo na venda de agricultores a intermediários. França, Itália, Espanha e Brasil absorvem toda a colheita desta freguesia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)