Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Castelo Branco: Fogo em instituto gera prejuízo de três milhões

O incêndio que na madrugada desta quarta-feira deflagrou nas instalações do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), em Castelo Branco, provocou prejuízos superiores a três milhões de euros, segundo o seu administrador Joaquim Guedelha.
8 de Setembro de 2010 às 14:52
Todos os equipamentos que se encontravam no pavilhão ficaram destruídos
Todos os equipamentos que se encontravam no pavilhão ficaram destruídos FOTO: Lusa/António José

Este responsável adiantou à agência Lusa que, apesar dos prejuízos avultados, o pavilhão vai ser reconstruído e recuperado, podendo estar apto a funcionar dentro de três meses, para que o Laboratório de Ensaios Termodinâmicos (LABET) possa retomar a atividade.  

"Tínhamos a decorrer vários ensaios de certificação de sistemas de frio e de transporte de produtos perecíveis, para além dos ensaios de materiais que fazíamos para a Agência Espacial Europeia (ESA)", disse.  

O ISQ de Castelo Branco, através do seu Laboratório de Ensaios Termodinâmicos (LABET), estava a testar o revestimento térmico do primeiro vaivém espacial da ESA - Agência Espacial Europeia.  

Para a realização dos testes, a equipa do LABET desenvolveu um equipamento especial e um método de ensaio inovador, mais completo do que o utilizado pela NASA, segundo a sua página na Internet.  

Joaquim Guedelha realçou que os materiais que estavam em teste são "únicos, uma vez que só aqui é que se fazem estes ensaios".  

Todos os equipamentos que se encontravam no pavilhão ficaram destruídos, mas o administrador mostrou-se optimista: "Vamos construir outros túneis de frio iguais ao que tínhamos e colocar os equipamentos a funcionar rapidamente, de maneira a que consigamos cumprir com os objectivos que tínhamos com a Agência Espacial Europeia", disse.  

Joaquim Guedelha adiantou que o ISQ vai tentar encontrar instalações provisórias em Castelo Branco para que os ensaios possam continuar até o  pavilhão estar recuperado.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)