Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

CATECISMO EM REVISÃO

As dioceses estão a confrontar-se com novos desafios, sendo urgente a revisão dos actuais modelos de catecismo. É o que estão a fazer os responsáveis diocesanos da Catequese da Infância e Adolescência, estando a ultimar um projecto de "catecismo catecumenal" e um "catecismo da confirmação".
27 de Abril de 2003 às 00:00
"Estamos a enfrentar uma grande mudança, a qual obriga à revisão dos catecismos para os ciclos dos 10 anos, que já estão em uso há algum tempo", afirmou, em declarações à Ecclesia, D. José Alves, Bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal para a Educação Cristã.
"Entre as novas realidade com que as comunidades se estão a confrontar, destaca-se a quantidade de crianças que aparecem na catequese sem serem baptizadas”, sublinhou.
O outro projecto que mereceu um tratamento destacado é o da preparação para a Confirmação. Em Portugal, este Sacramento é normalmente administrado no fim dos 10 anos de catequese, mas, tal como no Baptismo, também se colocam aqui alguns problemas: há jovens que frequentaram a catequese durante alguns anos e que depois aparecem para o Crisma.
São situações que surgem em número cada vez maior, havendo necessidade, tal como o referiu D. José Alves, de recolher elementos para que se encontrem as respostas adequadas.
Os Bispos da Comissão Episcopal para a Educação Cristã, presidida por D. Manuel Pelino, debatem em Angra do Heroísmo, nos Açores, o novo projecto de Catequese para Portugal, naquele que é o seu 42.º encontro nacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)