Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Cavaco enaltece voluntariado

O Presidente da República, Cavaco Silva, alertou este domingo para a necessidade de não se fragilizar o voluntariado das corporações de bombeiros face ao reforço da componente profissional no sistema de protecção civil.
26 de Outubro de 2008 às 14:38
Cavaco Silva encerrou o congresso da Liga de Bombeiros
Cavaco Silva encerrou o congresso da Liga de Bombeiros FOTO: d.r.

Em Pombal, no encerramento do 40º Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses, o Chefe de Estado desafiou os bombeiros a passarem o património do voluntariado às gerações mais jovens.

“Este desafio de transmissão de um testemunho de valores adquire especial oportunidade no momento em que se reforça entre nós a componente profissional da protecção civil, pois parece-me essencial que não se fragilize, ainda assim, a sua componente de voluntariado”, afirmou Cavaco Silva.

O Chefe de Estado frisou que devem ser os órgãos de soberania e os representantes políticos a “valorizar, estimular e apoiar activamente o voluntariado”.

Cavaco defendeu ainda que os titulares de cargos públicos devem eles próprios estarem imbuídos do espírito do voluntariado. “A quem exerce cargos públicos é exigível uma postura genuinamente imbuída do espírito do voluntariado, quer na assumpção efectiva do objectivo de uma sociedade justa e inclusiva, segura e livre, quer no exemplo e pela responsabilidade que devem demonstrar no exercício do serviço público”, afirmou.

O Presidente homenageou o serviço prestado pelos bombeiros, distinguindo a Liga com o título de Membro Honorário da Ordem da Liberdade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)