Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Cavaco: “Madeira precisa de todos nós” (COM VÍDEO)

O Presidente da República fez este sábado uma declaração ao País sobre a tragédia que assolou a Madeira. Visivelmente emocionado, Cavaco Silva sublinhou não ter dúvidas quanto à dimensão da catástrofe e apelou à solidariedade.
20 de Fevereiro de 2010 às 19:13
Cavaco Silva
Cavaco Silva FOTO: João Cortesão

“Às famílias que foram atingidas, as mais sentidas condolências. Aos que perderam os seus bens, uma palavra de esperança. Desde manhã que tenho vindo a acompanhar a situação na ilha”, disse Cavaco Silva, às 19h00, no Palácio de Belém.

“Nesta hora muito difícil, a Madeira precisa a solidariedade de todos nós. Estou convencido que não faltará a solidariedade”, acrescentou.

Além de deixar uma palavra de apreço às autoridades locais e aos serviços de protecção civil, Cavaco Silva referiu que ficou combinada uma ida ao arquipélago depois de ficar normalizada “toda esta situação”, ou seja num momento mais apropriado.

“Já ouvi as declarações do senhor ministro da Administração Interna. O Governo fará tudo o que tem ao seu alcance”, disse.

Cavaco falou também com a engenharia militar para que se resolvam situações de isolamento no arquipélago e, mais do que a atribuição de culpas, pediu que a atenção esteja voltada “para o sofrimento das pessoas”.

Quanto ao luto nacional, o Presidente acrescentou que nada ainda foi acertado: “A declaração do luto nacional é uma decisão do Governo. Ainda não discuti o assunto com o Governo. Nesse momento, não sei se essa é a questão fundamental.”

Por fim, Cavaco admitiu não ter indicação sobre o valor total dos prejuízos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)