Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Censos pela internet acabam terça-feira

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou em 48 horas a possibilidade de responder aos Censos 2011 pela internet. A aplicação continuará, assim, disponível até terça-feira, dia 12. Nas respostas em papel, o prazo de entrega dos inquéritos termina no dia 24 (Domingo de Páscoa).
9 de Abril de 2011 às 00:30
Recenseadores com uma tarefa difícil em locais de fronteira entre freguesias
Recenseadores com uma tarefa difícil em locais de fronteira entre freguesias FOTO: d.r.

A 15 dias do fim do recenseamento, o INE revela que ainda falta inquirir 40% da população, numa estimativa final de 10,6 milhões de habitantes. O atraso é em parte explicado por problemas de fronteiras que surgiram em diferentes freguesias. Em Lisboa, por exemplo, esse tipo de problemas aconteceu na Ajuda, onde alguns residentes nem sequer receberam os papéis dos Censos em casa.

O presidente da junta de freguesia local, António Videira, admite essa possibilidade, mas considera que "são casos muito raros em que as pessoas devem informar a junta". Com uma freguesia envelhecida e com forte comunidade estrangeira, António Videira diz que "tem havido um forte empenho dos recenseadores em chegar a toda a gente". A exemplo de outras localidades de norte a sul do País, o autarca diz que também na Ajuda, no Bairro do Caramão, devido à definição das fronteiras, há pessoas que têm cartão de eleitor da Ajuda mas pertencem a São Francisco Xavier no caso dos Censos.

Num balanço efectuado ontem sobre a operação, que custou 50 milhões de euros, o INE refere que a maioria dos portugueses opta por recensear-se através da internet. Responderam on-line 4 426 734 pessoas, que correspondem, entretanto, a 1 639 296 alojamentos familiares.

O INE apela aos portugueses que optem por responder pela internet que o façam "o mais cedo possível, de forma a evitar concentração e picos de resposta no último dia".

Até quarta-feira tinham respondido aos Censos usando os inquéritos em papel 2 061 923 pessoas, que representam 1 813 187 alojamentos familiares.

Censos Nacional INE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)