Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Chamas assustam Alverca

Um fogo de grandes dimensões chegou, ontem à tarde, a assustar a zona de Alverca. Com duas frentes, cercou A-dos-Melros e levou à intervenção de 89 bombeiros e um helicóptero Kamov. Entretanto, 130 homens passaram ontem o dia a evitar reacendimentos no incêndio da véspera em Belas, Sintra – considerado até agora o maior fogo do ano, com mais de 450 homens empenhados.
23 de Agosto de 2009 às 00:30
Uma viatura da corporação de Belas ardeu no fogo de anteontem
Uma viatura da corporação de Belas ardeu no fogo de anteontem FOTO: Marques Valentim

Em A-dos-Melros, Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, as chamas rebentaram às 16h08. Uma zona de mato, nas imediações da povoação, foi rapidamente tomada pelas chamas. Chegou a ter duas frentes e, ontem à noite, mantinha-se ainda por circunscrever.

Em Belas, no concelho de Sintra, tiveram ontem de manter-se de prevenção 130 bombeiros. No rescaldo do fogo que, na sexta-feira, consumiu quase 80 hectares de mato, o comandante distrital de Lisboa, Elíseo Oliveira, salientou "a boa resposta do dispositivo, que conseguiu salvar casas e pessoas". No resto do País, a meio da tarde, mantinham-se activos oito incêndios. O mais grave deflagrou em Quinta da Paiva, Miranda do Corvo, com 138 bombeiros empenhados. Acabou circunscrito pelas 18h00. Em Póvoa de Lusianes, Viseu, um outro sinistro chegou a mobilizar 101 bombeiros, que foram auxiliados por trinta viaturas e três meios aéreos.

OUTROS FOGOS

IDANHA-A-NOVA

No lugar de Lagar Maria Martins, concelho de Idanha-a--Nova, 68 bombeiros e 22 veículos, apoiados por um meio aéreo, atacaram um foco de incêndio em zona de mato.

RIO DE MOURO,SINTRA

Poucas horas depois de o incêndio de Belas ter sido dado como extinto, um novo fogo começou, ainda na sexta-feira à noite, em Rio de Mouro, Sintra, com 122 bombeiros empenhados.

MAIS QUATRO FOGOS

Nos distritos de Beja, Guarda (dois) e Porto deflagraram os restantes quatro incêndios registados no dia de ontem.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)