Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Chamas cercam bombeiro

Voluntário de Penalva do Castelo gravemente ferido em fogo que os moradores garantem ter mão criminosa
23 de Setembro de 2013 às 01:00
José Carvalho, 27 anos, ficou com 20 por cento do corpo queimado no combate às chamas em Povolide, Viseu
José Carvalho, 27 anos, ficou com 20 por cento do corpo queimado no combate às chamas em Povolide, Viseu FOTO: Nuno André Ferreira

As chamas cercaram rapidamente os cinco voluntários da corporação de Penalva do Castelo, ontem ao início da tarde. Os bombeiros que combatiam o incêndio florestal tentaram escapar a todo o custo. No meio da fuga desesperada, José Carvalho, de 27 anos, foi atingido pelas violentas chamas. Ficou com 20% do corpo queimado e está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra, com prognóstico favorável. Existem suspeitas de fogo posto.

Ontem também um morador ficou queimado quando combatia um fogo em Águas Santas, na Maia. O homem, de 49 anos, foi hospitalizado.

Em Penalva do Castelo, as chamas deflagraram às 12h40. João Ferreira, que mora nas imediações, garantiu ao CM ter visto um desconhecido na altura em que o fogo deflagrou.

"O meu cão começou a ladrar e quando fui ter com ele vi alguém a correr. Olhei para cima e o fogo estava a começar. Foi fogo posto", contou ao CM indignado.

Os cinco voluntários de Penalva do Castelo foram chamados para aquela zona e quando combatiam as chamas terão sido traídos por uma súbita mudança de vento. Os bombeiros ainda terão tentado retirar o carro do local, mas não conseguiram e aquele ardeu por completo.

José Carvalho foi assistido no local e depois transportado para o Hospital de Viseu. Ao fim da tarde foi helitransportado para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem queimaduras nos braços, no rosto, no peito e nas costas. Um colega de José sofreu um ataque de pânico quando viu o colega ser atingido pelo fogo.

fogo incêndio chamas ferido bombeiro povolide
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)