Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

CHEGOU O PAGAMENTO DE PARQUÍMETRO POR SMS

A falta de moedas para efectuar o pagamento nos parquímetros no concelho de Loures vai deixar de ser problema. A partir de agora vai ser possível pagar o estacionamento através de uma simples mensagem de telemóvel - SMS.
19 de Outubro de 2004 às 00:00
Os condutores que aderirem a este novo sistema, inédito no País, o CaixaMóvel, têm a vantagem de beneficiar de taxas de estacionamento mais baratas. Para tal basta uma inscrição através da internet – no ‘site’ da Caixa Geral de Depósitos (www.cgd.pt) ou ainda ao balcão de uma dependência da CGD do concelho de Loures.
Depois, os automobilistas só têm de enviar um SMS (custo 15 cêntimos) para o número 3510, com o código CM, seguido do código PLRS e o número da zona de estacionamento, seguido do valor do pagamento e o número da identificação. Depois recebe um SMS com o código (quatro dígitos) da confirmação, o qual deve ser colocado, de cima para baixo, no dístico, que é fornecido gratuitamente aos aderentes (ver foto), que permanecerá no tablier do automóvel.
“É uma forma de desenvolvimento e uma comodidade para os automobilistas”, reconhece o presidente da autarquia, Carlos Teixeira.
José Domingues, presidente da Loures Parque, também encontra novas vantagens. “Esta forma de pagamento evita os roubos dos parquímetros e os condutores mais velhos não terão qualquer dificuldade, porque os fiscais municipais prestarão esclarecimentos.”
Em 2003, o número de automobilistas que pagaram parquímetro em Loures foi para cima de um milhão, registando-se este ano um aumento de receitas de 25%, o que equivale a cerca de um milhão e 250 mil condutores que, em 2004, pagaram estacionamento.
Este novo serviço, o CaixaMóvel funciona na cidade de Loures (que dispõe de cerca de mil lugares de estacionamento não pagos), na Portela de Savacém e em Moscavide.
DEPOIMENTOS
“Pagar o estacionamento através de um SMS é uma ideia que me agrada. Às vezes preciso de me deslocar a várias áreas de Loures e o ticket do estacionamento não é válido para esses diferentes locais, apesar do horário do estacionamento ser válido. Aliás, uma vez fui multada em Loures por causa disso. Vou passar a experimentar o novo serviço.” Elsa Pedro, 38 ANOS
“É uma ideia boa. Mas acho que seria melhor que fosse debitado o pagamento através da conta do telemóvel ou do carregamento por Multibanco, em vez de ser através da conta bancária. Em todo o caso acho que fazia falta um serviço destes para ajudar os condutores, que nem sempre têm à mão as moedas necessárias.” Patrício Leite, 42anos
“Moro em Caneças e venho poucas vezes a Loures, mas quando aqui venho tenho sempre problemas com o estacionamento, ou não tenho moedas ou não consigo arranjar lugar para deixar o carro. A ideia de poder pagar através de um SMS, que é tão fácil fazer, acho que é muito boa. Hei-de experimentar para a próxima vez.” Ema Cota, 45 anos
INFORMAÇÕES BREVES
ASSALTOS
Preve-se que o número de assaltos em Loures diminua progressivamente. porque este novo serviço dispensa o pagamento do estacionamento com a introdução de moedas nos parquímetros, alvos fáceis de vandalismo e roubos.
FISCAIS
A Loures Parque, a empresa municipal que regula o estacionamento naquele concelho, dispõe de 15 fiscais, que cobrem os três locais que têm parqueamento pago: a cidade de Loures, Moscavide e ainda a Portela de Sacavém.
TAXAS BAIXAS
Uma forma de aliciar os condutores à nova forma de pagamento do estacionamento é a cobrança de taxas reduzidas. O utente gasta 0,15 cêntimos no envio de um SMS. O horário do estacionamento é das 9h00 às 18h00 de 2.ª a 6.ª.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)