Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Chuva desactiva sistema antifogo

As cheias causadas pela chuvada de quarta-feira inundaram dois pisos do Teatro Municipal de Faro e obrigaram a desactivar o sistema antifogo do edifício. Bombeiros de Faro estão a garantir a segurança quando há espectáculos.
21 de Maio de 2011 às 00:30
Pisos inferiores do Teatro Municipal de Faro só ficaram sem água durante a tarde de anteontem
Pisos inferiores do Teatro Municipal de Faro só ficaram sem água durante a tarde de anteontem FOTO: Nuno Jesus

As inundações dos pisos -2 e -3 do Teatro Municipal de Faro – também conhecido como Teatro das Figuras – deixaram o sistema antifogo do edifício submergido durante várias horas, o que obrigou à sua desactivação, por tempo indeterminado.

"Só anteontem à tarde é que a água das chuvas foi extraída na totalidade dos pisos inferiores do teatro e, como medida de segurança, tivemos de desactivar o sistema antifogo", admitiu, ao CM, Alexandra Gonçalves, vereadora da autarquia fare0nse, responsável pela cultura, e responsável pelo Teatro das Figuras. "A vistoria [que irá avaliar a extensão dos danos] está prevista num curto prazo de tempo", acrescentou, mas Alexandra Gonçalves garante que o sistema não estará avariado, "apenas desactivado". Enquanto não há sistema antifogo, e para não interromper a programação, bombeiros da FOCON (Força Operacional Conjunta dos Bombeiros de Faro) são destacados para o teatro nos dias de espectáculos. "Ontem [anteontem] mesmo houve um espectáculo e, por questões de segurança, já lá estiveram os bombeiros", explicou a vereadora. "Pela quantidade de água, pensávamos que os estragos seriam muito maiores", disse ainda Alexandra Gonçalves.

Refira-se que nos dias em que a chuva é mais intensa, as inundações nas caves do teatro, que estão construídas numa zona abaixo do nível do mar, são recorrentes. 

cheias abastecimento água
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)