Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Ciência sem truques

Perceber para que serve o musgo, conhecer o planeta, aprender mais sobre o corpo humano ou visitar os laboratórios onde os cientistas investigam são algumas das 406 iniciativas propostas de norte a sul de Portugal e abertas ao grande público no âmbito da 10.ª Semana da Ciência e da Tecnologia, que arranca ao longo do dia de hoje, prolongando-se até sábado. Também para hoje está agendada a abertura do 13.º Centro de Ciência Viva, em Sintra.
20 de Novembro de 2006 às 00:00
Coordenada pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, nesta semana está ainda previsto o funcionamento de oficinas e ‘workshops’, exposições, uma mostra cinematográfica, tertúlias, passeios científicos, palestras, conferências e colóquios e ainda uma exposição no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, comemorativa do centenário do nascimento do professor e divulgador científico Rómulo de Carvalho, que, como poeta, usou o pseudónimo António Gedeão.
“Queremos chamar a atenção para o trabalho dos nossos investigadores e esta é também uma forma de a população ter contacto directo com a Ciência e a Tecnologia”, diz ao CM Rosália Vargas, directora do Pavilhão do Conhecimento.
Espera-se a adesão do público às actividades. “Só o Pavilhão do Conhecimento acolhe uma média de 800 pessoas por dia, durante todo o ano”, observa Rosália Vargas. O programa completo está disponível em www.cienciaviva.pt.
QUEM FOI RÓMULO DE CARVALHO
No dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica, assinalam-se os cem anos do nascimento de Rómulo de Carvalho, divulgador da Ciência em Portugal. Licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto, em 1931, foi pedagogo, professor, investigador de História das Ciências. Publicou diversos livros e manuais.
Aos 50 anos, revelou outra faceta: a de poeta. Com o pseudónimo de António Gedeão, deixou uma extensa obra, com poemas tão conhecidos como ‘Pedra Filosofal’ e ‘Máquina do Mundo’. Para celebrar a data, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, inaugura uma exposição onde recria as 73 experiências publicadas em ‘A Física do Dia-a-Dia’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)