A British American Tobacco (BAT) lançará, no próximo ano, uma marca de cigarros que, afirma, reduz em 90 por cento os riscos de padecer de cancro e problemas cardíacos, em relação aos cigarros hoje existentes.
Em Portugal, o consumo de tabaco mata cerca de 12 mil pessoas por ano. A pneumologista Maria João Gomes sublinha ao CM que não existe qualquer forma inócua de fumar. “A inalação de produtos estranhos ao organismo é prejudicial.”
A BAT, multinacional responsável por mais de 300 marcas de cigarros, entre elas Dunhill, Lucky Strike e Pall Mall, defende que o novo cigarro é menos perigoso porque aperfeiçoou o método de secagem das folhas do tabaco, de forma a reduzir as substâncias cancerígenas na combustão.
Por outro lado, produziu um novo filtro que impede que a maioria dessas substâncias sejam inaladas, deixando, no entanto, passar a nicotina (substância viciante), noticiou, ontem, o ‘Sunday Times’.
PNEUMOLOGISTA CONTRA
A BAT pretende publicitar os seus novos cigarros como “potencialmente mais seguros”. Maria João Gomes tem “dúvidas sobre a honestidade de tal afirmação” e interroga-se se “um tal rótulo – de acordo com a legislação da União Europeia – será possível de aplicar nos maços”.
Por sua vez, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, António Segorbe Luís, desvaloriza tal descoberta, recordando que “estudos efectuados aos cigarros ‘light’ demonstraram que os danos para a saúde são idênticos aos dos cigarros simples”.
A empresa tem adoptado uma postura cautelosa na divulgação do seu mais recente produto, temendo a previsível reacção céptica de médicos e organizações antitabagistas.
John Britton, professor de epidemiologia da Universidade de Nottingham, disse que tudo o que seja inalar tabaco representa um risco para a saúde. “Fumar esses novos cigarros seria como saltar do décimo quinto andar de um prédio em vez de saltar do vigésimo. Em teoria, o risco é menor, mas a pessoa morre na mesma.”
Os cigarros são um dos responsáveis pelo diagnóstico de doenças cardíacas, respiratórias e pelo aparecimento de tumores. O vício também afecta os brônquios, causa tosse, expectoração, enfarte do miocárdio e morte súbita. O número de fumadores está em queda no nosso país – há nove anos existiam 3,6 milhões, hoje são dois milhões.
"FALTAM CONSULTAS DE TABAGISMO"
Principal responsável pelas doenças ligadas aos pulmões, o tabaco será um dos temas abordados no XXI Congresso de Pneumologia, que a partir de quarta-feira decorre no Vidago (Chaves). Para António Segorbe Luís – presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, entidade organizadora do congresso –, uma das lacunas do sistema de saúde é a inexistência de uma rede de centros de saúde com consultas de tabagismo.
“Há um grande interesse por parte das pessoas nestas consultas, havendo listas de espera nos serviços de pneumologia do País, pelo que entendemos que a desabituação tabágica deveria ser estendida a todo o território.”
Apesar do número de fumadores ter decrescido, Segorbe Luís salienta que Portugal regista os números mais elevados de sempre de doentes.
“Os números são preocupantes, porque a maioria dos fumadores com início do hábito nas décadas de sessenta e setenta sofre agora os danos mais graves na sua saúde.”
CINEMA É CAUSA DE VÍCIO NOS JOVENS
ESTUDO
Perto de 40 por cento dos adolescentes norte-americanos que decidiram fumar fizeram-no porque viram actores de cinema com cigarros, divulgou o estudo da Escola Médica de Dartmouth, que fez inquéritos a 6522 jovens com idades entre os 10 e 14 anos.
AVISO
Para James Sargent, pediatra responsável pelo estudo, as conclusões obtidas deixam claro que os adolescentes não são imunes à influência do tabagismo patente nos filmes. Estão 2,6 vezes mais expostos a tentar que adolescentes sem acesso a estes filmes.
EUA
Um estudo do Governo dos Estados Unidos, realizado em Março último, em todo o país, revela que 22,3 por cento dos estudantes do ensino secundário e 8,1 por cento dos alunos do ensino básico afirmaram que fumaram pelo menos uma vez no último ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.