Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Cinco arguidos no processo da morte de Ihor nas instalações do SEF vão a julgamento

Vigilante Manuel Correia e ex-diretor de fronteiras António Sérgio Henriques vão requerer da decisão. 
Miguel Curado 22 de Setembro de 2023 às 11:08
A carregar o vídeo ...
Cinco arguidos no processo da morte de Ihor nas instalações do SEF vão a julgamento
Os cinco arguidos do segundo processo relativo à morte do ucraniano Ihor Homeniuk, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Lisboa, vão a julgamento nos exatos termos da acusação, decidiu a juíza de Instrução criminal esta sexta-feira. O vigilante Manuel Correia e ex-diretor de fronteiras António Sérgio Henriques vão requerer da decisão. 

A juíza Carina Santos considerou que Manuel Correia, tal como diz a acusação, terá ajudado a atar os pés e as mãos de Homeniuk com fita adesiva na sala em que este veio a morrer. Está indiciado dos crimes de exercício ilícito de segurança privada em concurso aparente com sequestro.

António Sérgio Henriques foi visto pelos câmaras de vigilância dentro da sala onde a vítima morreu a alterar o relatório da ocorrência com intenção, considera a juíza, de favorecer os três inspetores responsáveis pela morte do ucraniano. É acusado de negação à justiça e de prevaricação.  

Ihor Homeniuk morreu em 2020 por asfixia lenta, após agressões a pontapé e com bastão perpetradas pelos inspetores Luís Silva, Duarte Laja e Bruno Sousa. O cidadão ucraniano sofreu fraturas em oito costelas e terá sido deixado algemado com as mãos atrás das costas e de barriga para baixo, com dificuldade em respirar durante largo tempo, o que terá causado paragem cardiorrespiratória.

Os três inspetores apresentaram-se em agosto na prisão de Évora para cumprir os quase seis anos que lhes restam, após terem estado desde 2020 em prisão domiciliária.
Ihor Homeniuk António Sérgio Henriques Manuel Correia crime lei e justiça SEF
Ver comentários
C-Studio