page view

Cinco cães aparecem mortos junto ao rio Tâmega

A divisão do Ambiente da câmara de Chaves recolheu esta segunda-feira cinco cães vadios mortos nas margens do rio Tâmega, ao longo do circuito pedonal, revelou à Lusa Sónia Salgado, da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC).

07 de março de 2011 às 19:35

Pelos sintomas que os animais apresentavam, nomeadamente, língua azul e barriga inchada, "não há dúvidas que tenham morrido por envenenamento",  frisou.

Os voluntários da AAAC tentaram, várias vezes, agarrar os cães para os levarem para o canil, mas "eles não se deixavam apanhar", salientou Sónia Salgado.

Em 2010, já tinham surgido "vários casos de cães mortos, também, por envenenamento", disse a mesma responsável.

Apesar das suspeitas de envenenamento, "é sempre muito complicado chegar ao culpado", adiantou à Lusa o responsável pelo Núcleo de Protecção Ambiental  (NPA) da GNR de Chaves, Cristiano Fernandes.

Além disso, frisou, "este tipo de crime é feito às escondidas e, regra geral, nunca são deixados vestígios o que torna a investigação muito mais complicada".

Há cerca de três dias, a GNR recebeu uma denúncia anónima por causa  dos cães, mas "não deram tempo de atuar", salientou o responsável do NPA.

Na terça-feira, os animais vão ser submetidos à necrópsia para fazer prova se se tratou, efectivamente, de morte por envenenamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8