Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Cinco detidos por pesca de enguia bebé

O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR (DCC-GNR) da Figueira da Foz deu ontem por terminada uma operação de combate à pesca ilegal de meixão (enguia bebé) que levou à detenção de cinco homens e à apreensão de 56 redes.
24 de Março de 2011 às 00:40

Durante três dias, os militares percorreram o rio Mondego à procura das artes e dos pescadores ilegais, tendo conseguido identificar cinco, com idades entre os 21 e 54 anos e todos residentes no concelho de Montemor-o-Velho, informou o major Jorge Caseiro, comandante do DCC-GNR. Presentes a tribunal, ficaram a aguardar o decorrer do inquérito com termo de identidade e residência.

No âmbito da operação, além das 56 redes confiscadas – com valor comercial de 39 200 euros –, os militares apreenderam também 10 peneiros e 11,2 quilos de meixão. O pescado, que podia render no mercado perto de 5500 euros, foi de imediato devolvido ao rio. Segundo o major Jorge Caseiro, é intenção do DCC continuar a combater este tipo de actividade ilícita, que se revela "altamente nociva para o ambiente, prejudica a actividade económica local e coloca em perigo a navegabilidade do Mondego".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)