Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Cinco mortos em colisão entre carro e carrinha

Cinco mortos foi o resultado de uma colisão entre um automóvel e um veículo de mercadorias de caixa aberta, ocorrida ontem, cerca das 16h40, na EN 393-2, no cruzamento das Furnas, Vila de Campos, perto de Vila Nova de Milfontes, Odemira.
13 de Setembro de 2005 às 00:00
O Ford Focus foi à berma, bateu num contentor de lixo e apanhou na via contrária a carrinha Mitsubishi
O Ford Focus foi à berma, bateu num contentor de lixo e apanhou na via contrária a carrinha Mitsubishi FOTO: Rafael Correia
Quatro das vítimas, duas mulheres e dois homens, seguiam no automóvel, um Ford Focus. A quinta era o condutor da Mitsubishi Canter. A identidade das vítimas é a seguinte: Albino Manuel Jesus Silva Malta, de 53 anos, (condutor do carro), sua mulher Georgina Lurdes Ferreira Silva Maia, de 56 e Manuel Augusto Marques Lino e sua mulher Carminda Ferreira Santos Lino – dois casais, sobrinhos e tios respectivamente, residentes em Águas Santas, no concelho da Maia – e Eduardo Paulo Pereira Martins Gonçalves Maia, de 56 anos, condutor do ligeiro de mercadorias.
Três das cinco vítimas tiveram morte imediata, falecendo uma outra a caminho do Centro de Saúde de Odemira e a quinta já nesta unidade de saúde.
Segundo apurou o CM, o Ford Focus circulava entre Vila Nova de Milfontes e Almograve (de Norte para Sul) e a cerca de 800 metros da ponte sobre o Rio Mira, naquele vila alentejana, despistou-se, foi à berma e embateu num contentor de lixo ali instalado.
O condutor do Ford, Albino Manuel Silva, terá então perdido totalmente o controlo da viatura, que entrou em derrapagem e atravessou-se na estrada, indo embater lateralmente na carrinha. A Mitsubishi transitava entre Longueira e Vila Nova de Milfontes (de Sul para Norte) e era conduzida por Eduardo Paulo, de 56 anos, residente em Alvalade (Santiago do Cacém), mas que trabalhava no concelho de Odemira.
De acordo com o comandante Nazário Viana, dos Bombeiros Voluntários de Odemira, “a colisão foi bastante violenta, tendo ambas as viaturas ficado praticamente destruídas”.
Os Voluntários daquela corporação mobilizaram para o local do acidente cinco ambulâncias de socorro, um veículo de desencarceramento e uma viatura autocomando, com um total de 15 elementos.
Três das vítimas recolheram à morgue do Centro de Saúde de Odemira. As outras duas foram levadas para a morgue do Hospital de Santiago de Cacém, por não existirem em Odemira câmaras frigoríficas suficientes.
A estrada esteve cortada algum tempo nos dois sentidos, tendo os bombeiros dado por finda a operação pelas 19h40. A GNR de V. N. de Milfontes tomou conta da ocorrência.
CASAIS EM FÉRIAS
Albino Manuel de Jesus Silva, de 53 anos, engenheiro mecânico, e Georgina Ferreira da Silva, doméstica, reformada, de 56, eram sobrinhos e vizinhos do casal que com eles viajava, Manuel e Carminda Lino, ambos reformados. Viviam em casas geminadas na Rua do Mosteiro, nos números 261 e 273, em Águas Santas, Maia. Partiram de férias no sábado e era comum viajarem juntos em férias ou fins-de-semana.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)