Sob ameaça de navalhas, um casal de idosos esteve sequestrado durante hora e meia por cinco ladrões durante um assalto ao café e mercearia de que são proprietários na aldeia de Mosteiros, Santarém. O crime ocorreu pelas 21 horas de quarta-feira, quando os assaltantes entraram pela porta do Café Galucho como se fossem clientes normais.
"Vinham todos de cara destapada. Eu só percebi que era um assalto quando um deles fechou a porta", disse ao CM Cacilda da Conceição, de 80 anos. De seguida, quatro deles colocaram mascaras e puxaram de navalhas, tendo obrigado a idosa a entregar-lhes o dinheiro que estava na registadora, cerca de 80 euros e uns trocos.
Cacilda da Conceição foi então obrigada a juntar-se ao marido, Manuel Piedade, de 81 anos, que estava sentado no sofá da cozinha da casa onde residem, ao lado da mercearia. Os ladrões ataram as mãos dos idosos com braçadeiras de plástico e cordéis, tendo de seguida revolvido toda a casa à procura de dinheiro e valores. "Mexeram em todos os armários e gavetas, e até despejaram a carne da arca frigorífica e levantaram as tábuas do soalho do quarto", conta a vítima.
Os ladrões fugiram já perto das 22h30, deixando os idosos, que nunca ofereceram resistência, amarrados no sofá. A GNR de Santarém está a investigar o caso.