Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Clonagem de medronheiros

Plantas selecionadas na serra estão a ser reproduzidas em centros de experimentação
18 de Abril de 2014 às 15:24
José Paulo Nunes já tem plantados na serra de Monchique medronheiros clonados
José Paulo Nunes já tem plantados na serra de Monchique medronheiros clonados FOTO: CMTV

Os melhores medronheiros do Algarve estão a ser clonados. O objetivo é atingir altos níveis de produtividade, permitindo assim aumentar o rendimento dos agricultores.

Ricardo Jacinto, engenheiro florestal, está à frente de um centro de experimentação privado que custou meio milhão de euros, na zona de Bensafrim (Lagos), e que está a clonar medronheiros pelo método de estacaria caulinar, ou seja, a reprodução é feita através da parte vegetativa de "exemplares extraordinários" – um método mais barato do que a clonagem ‘in vitro’.

"Fizemos os testes no ano passado com exemplares selecionados no Algarve e este ano já temos uma produção mais a sério", explica Ricardo Jacinto, adiantando que o objetivo é fornecer milhares de medronheiros de "alta produção e com maior resistência" por ano. Um único medronheiro selecionado deve produzir cerca de 15 quilos de fruto e pode dar origem a milhares de exemplares, através da clonagem.

José Paulo Nunes, produtor de Monchique e presidente da Associação de Produtores de Aguardente de Medronho do Barlavento Algarvio, já tem "medronheiros clonados plantados". E acredita que este método "vai melhorar a quantidade e qualidade dos frutos".

agricultura medronheiros clonagem
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)