Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Clonavam cartões

A Polícia Judiciária deteve cinco indivíduos em Loulé, suspeitos de falsificarem cartões de Multibanco. Os detidos, com idades compreendidas entre os 24 e os 33 anos, foram capturados na quinta-feira pelas 23h00, por elementos da PJ de Faro.
19 de Maio de 2006 às 00:00
Os cinco elementos são suspeitos da prática de “clonagem” de cerca de 60 cartões da rede Multibanco, que depois utilizavam de forma fraudulenta nas regiões do Sul de Portugal e Espanha.
Para o efeito, a técnica utilizada pelos detidos consistia na colocação de dispositivos nas máquinas ATM (caixas de multibanco) que permitiam a leitura da banda magnética dos cartões introduzidos. Os dispositivos também faziam a gravação dos respectivos códigos secretos quando digitados pelos titulares dos verdadeiros cartões, durante a realização das operações.
Na posse destes dados, produziam ‘clones’ dos cartões originais, com as mesmas informações e código secreto. Posteriormente conseguiam fazer levantamentos indevidos. O total do montante das verbas levantadas não foi ainda quantificado, mas sabe-se que atinge alguns milhares de euros.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes, para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coacção.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)