Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Clube da freguesia organiza as festas

São mais de 60 pessoas, divididas por cinco equipas. Uma máquina montada para fazer andar a maior festa do ano nas redondezas. São os colaboradores do Sporting Clube de S. Vítor, no Bonfim, que organizam todos os anos a festa de S.João, na Praça da Alegria.

11 de Junho de 2011 às 00:30
Colaboradores do Sporting Clube de S. Vítor aproveitam festas para angariar dinheiro para o clube
Colaboradores do Sporting Clube de S. Vítor aproveitam festas para angariar dinheiro para o clube FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Américo Almeida é técnico de plantas medicinais mas na altura de S. João os seus dias são ocupados nos preparativos das festas da freguesia. "Dividimos as equipas, e é um dia a cada. Há festa quase todos os dias, até ao dia 25. É muito trabalhoso mas fazemos por gosto. Ninguém recebe um tostão", contou ao Correio da Manhã.

A vontade de manter a tradição e a oportunidade de ajudar o clube é que move os moradores da zona. "Tentamos arranjar algum dinheiro para o clube com o que vendemos na barraca, mas cada vez dá menos", lamentou Américo. "Antes isto era feito só às nossas custas mas tornou-se insustentável. Felizmente, a Junta de Freguesia do Bonfim ajuda-nos financeiramente, e nós tratamos do resto", acrescentou.

Com o palco já montado, a banda acerta os pormenores que escaparam na noite de estreia. "Estão a mudar o fundo do palco. Estava muito escuro, e para a festa que é não serve. As pessoas reparam nisso, e nós tratamos sempre de fazer pelo melhor", explicou Américo.

As festas na Praça da Alegria continuam até à Noite de São João. O dia 24 é passado com jogos tradicionais e o concurso de cascatas para os mais novos. "É tudo feito como era no meu tempo", relembra Américo, orgulhoso.

S. JOÃO DO BONFIM FESTA PORTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)