Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Coarguida de Mesquita Machado tinha marido na investigação da PJ

Mesquita julgado por ter tentado favorecer empresa falida do genro e da filha.
Fátima Vilaça 12 de Dezembro de 2017 às 08:59
Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara de Braga
Mesquita Machado
Mesquita Machado
Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara de Braga
Mesquita Machado
Mesquita Machado
Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara de Braga
Mesquita Machado
Mesquita Machado
Ilda Carneiro, vereadora do executivo de Mesquita Machado e arguida no processo em que o antigo presidente da Câmara de Braga está acusado de abuso de poder e participação económica em negócio, poderá ter sabido da investigação logo no início.

O marido, Sérgio Carneiro, é funcionário administrativo na Polícia Judiciária de Braga e, quando se iniciou a investigação, prestava apoio à Brigada de Combate à Corrupção. Só quando o atual coordenador da PJ de Braga tomou posse é que o marido da arguida foi afastado do serviço.

A decisão de manter Sérgio Carneiro na secção em que era investigada a mulher e todo o executivo ao qual pertencia terá sido do antigo coordenador da PJ de Braga, Carlos Gomes.

O funcionário administrativo não teria acesso ao sistema informático dos polícias, mas sabia do processo de forma informal, já que assistia a conversas e reuniões entre os inspetores que investigavam o favorecimento à filha e ao genro de Mesquita Machado, no processo de expropriação do quarteirão anexo ao Convento das Convertidas.

Ontem, durante o julgamento, o jurista e diretor municipal Miguel Guimarães, que secretariava as reuniões de câmara do executivo de Mesquita Machado, disse ao coletivo que aconselhou o então presidente a não participar na votação da expropriação.

Pedro Machado, genro do ex-presidente, corroborou a tese do sogro. Garantiu que ninguém na família sabia da dívida de dois milhões de euros da empresa dos cunhados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)