Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Cobra estava em caixa de cartão

Uma cobra pitão albina, de 1,70 metros de comprimento, foi encontrada no domingo dentro de uma caixa de cartão, em Alcabideche (Cascais), junto a uma antiga fábrica de meias, por praticantes de paintball.
24 de Agosto de 2011 às 00:30
Cobra pitão foi encontrada numa caixa por praticantes de paintball
Cobra pitão foi encontrada numa caixa por praticantes de paintball FOTO: direitos reservados

"A cobra estava debilitada e magra. Não se sabe quanto tempo esteve no local mas foi alguém inconsciente, que tinha um animal proibido e que o abandonou", explicou ao CM o sargento Marco Robalo, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. Os praticantes de paintball deram de caras com a pitão e contactaram a linha SOS Ambiente, que chamou o SEPNA para resgatar o animal. A cobra foi depois observada no Instituto de Conservação da Natureza, de onde foi levada para o Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo.

"A cobra está estável e mantém-se em observação. Para já, não a vamos juntar a outra pitão", revelou ao CM Ana Santos, da reserva animal. A pitão albina não é venenosa, alimenta-se de ratos, coelhos e pequenos mamíferos. Como defesa, asfixia as presas e pode atingir 8 metros de comprimento.

CASCAIS PITÃO COBRA RESERVA ALENTEJO MONTEMOR-O-NOVO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)